Devido ao surto de síndrome gripal enfrentado por todo país, a Prefeitura de Contagem ampliou o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde - UBS até o dia 7 de janeiro para atender a população que apresentar sintomas leves de gripe. Em cada Distrito Sanitário, uma unidade será a referência para atendimento à população das 7h às 20h.
De acordo com a diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Contagem, Kacilda da Silva Assis, além do atendimento para sintomas de síndrome gripal, as unidades específicas estarão realizando a vacinação contra a Covid-19 e Influenza (para quem ainda não recebeu a dose em 2021), mesmo durante o horário estendido.
“Felizmente nosso número de vacinação está muito bom graças às estratégias que estabelecemos. Estamos chegando mais perto da população e sendo bem acolhidos. As pessoas estão se vacinando mais! Durante o horário estendido nas UBSs referência, a população pode se vacinar”, afirma.
A prefeita Marília Campos visitou a UBS Eldorado, unidade referência do Distrito Sanitário Eldorado, nesta segunda (3/1). Na ocasião, ela tomou a dose de reforço contra a Covid-19, conversou com usuários e usuárias do SUS e reafirmou a importância da população de ir às Unidades de Pronto Atendimento - Upas apenas em casos graves. Pessoas com sintomas leves devem procurar as unidades de saúde. Com isso, evita a superlotação nas Upas e otimiza o tempo de espera.
"Com a nova onda de gripe que estamos vivendo, o atendimento nas Upas está ficando sobrecarregado, o que faz com que o tempo de espera seja maior. Para evitar esse desconforto, decidimos abrir as unidades de saúde em horário estendido. Mas para funcionar, é importante que a população evite as Upas em casos de sintomas leves. Procure a UBS mais próxima, onde o atendimento ocorrerá de maneira mais ágil”, afirma a prefeita.
Segundo a chefe do Executivo, as unidades que já estão funcionando em nova escala desde o dia 28 de dezembro estão preparadas e podem ter o horário estendido de acordo com a demanda. “Estamos constantemente reestruturando toda área da saúde para melhorar o atendimento para a população. Em primeiro lugar, reequipamos as unidades de saúde, com médicos, enfermeiros, administrativos para prestar o melhor atendimento para nossos usuários”, explica.
No período das 8h às 17h, o usuário com sintomas leves poderá procurar a UBSs mais próxima de sua residência. Depois desse horário, o usuário poderá contar com uma das sete unidades de apoio com horário estendido.
Confira as Unidades Básicas de Saúde que terão o horário estendido às 20h, até o dia 07 de janeiro: